Tratar a secura vaginal

Sente irritação na área íntima? Ou outros desconfortos como prurido, ardor (quando urina), sangra suavemente após relações sexuais, dor durante a penetração, sensibilidade vaginal ou inflamação? Poderá sofrer de secura vaginal.

Este problema é um sintoma frequente durante a menopausa, mas pode afetar mulheres de todas as idades. Outras causas comuns deste problema são alterações hormonais que podem surgir após o parto ou durante a amamentação, durante o tratamento de cancro ou durante a toma de determinadas medicações.

Secura pode ser também causada por stress e ansiedade, excesso de exercício, álcool, cafeína ou tabaco. Apesar de a secura vaginal parecer uma pequena irritação, pode reduzir a qualidade de vida seriamente. Tratar a secura vaginal é muito importante, não só para o bem-estar físico da mulher, mas também para o seu estado emocional e relacionamento saudável. Aqui estão alguns tratamentos comuns que podem ajudar:

Tratamentos com estrogénio

A principal razão para a secura é uma queda nos níveis de estrogénio, a hormona que faz da vagina mais elástica e hidratada. Por isso é que muitos tratamentos têm por base uma compensação para a redução dos níveis de estrogénio naturais. O tratamento hormonal pode ser oral, especialmente se existem outros sintomas de menopausa, tópico (pensos hormonais), ou vaginal.

Tratamentos vaginais de estrogénio incluem um anel de estrogénio, comprimidos ou cremes. Contudo, é importante saber que o tratamento hormonal pode causar efeitos secundários desagradáveis ou até mesmo perigosos, como riscos elevados de ter AVC’s ou coágulos sanguíneos. Fale com o seu ginecologista antes de tomar uma decisão e experimente tratamentos alternativos que podem ser também eficazes e seguros.

Tratamentos sem estrogénio

Para além de tratamentos hormonais, poderá escolher primeiro um hidratante vaginal que irá manter os seus tecidos vaginais hidratados e elásticos através de uma utilização regular, aliviando sintomas como irritação, ardor ou sensibilidade que podem não estar ligados a relações sexuais.

As mulheres podem experienciar secura vaginal e relações sexuais dolorosas caso não estejam estimuladas o suficiente – por isso, estimular antes é importante para prevenir desconfortos. Contudo, os lubrificantes podem reduzir a fricção causada pela penetração e podem oferecer temporariamente alívio da dor durante as relações sexuais. Eles podem ser à base de água, silicone ou óleo (lubrificantes à base de óleo não devem ser utilizados com preservativos de látex, pois muitas vezes fazem com que se rompam e assim ficará exposta a infeções sexuais ou gravidez não desejada).

A principal diferença entre lubrificantes e hidratantes, é que os hidratantes oferecem um efeito a longo-prazo, enquanto os lubrificantes são utilizados principalmente para as relações sexuais, para alívio temporário da dor e fricção.


"Tratar a secura vaginal é muito importante, não apenas pelo bem-estar físico da mulher, mas também pelo seu estado emocional e saúde no seu relacionamento."