Infeções vaginais: causas, sintomas e tratamento

Sabia que quase todas as mulheres irão sofrer de algum desconforto vaginal em algum momento das suas vidas? Se está neste momento a experienciar prurido, corrimento excessivo ou vermelhidão; não se preocupe, não está sozinha.

Infeções são a causa principal dos desconfortos vaginais. As mais comuns são a vaginose bacteriana e a infeção vaginal fúngica, também conhecida como cândida ou candidíase. Se não sabe que infeção causa os seus desconfortos ou gostava de saber mais sobre o tratamento, leia aqui!

Vaginose bacteriana

Vaginose bacteriana (VB) desenvolve-se quando existe um distúrbio do equilíbrio natural da vagina. Normalmente, os lactobacilos saudáveis são a bactéria dominante na vagina, mas se a VB se desenvolve, outras bactérias indesejadas começam a desenvolver-se mais que os lactobacilos.

Os sintomas da vaginose bacteriana podem incluir:

  • Mau odor idêntico a cheiro a peixe intenso (intensifica após relações sexuais)
  • Corrimento líquido, branco acinzentado
  • Ardor vaginal (intensifica quando urina)
  • Prurido vaginal
O que causa a vaginose bacteriana?

A causa de distúrbios na flora vaginal não é exatamente conhecida. Existem alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolver vaginose bacteriana; ser sexualmente ativa é um deles.

Se tem relações sexuais não protegidas, o pH vaginal ácido aumenta temporariamente devido ao esperma que é alcalino. Isto não é necessariamente mau para a vagina, mas o aumento do pH vaginal pode incrementar as hipóteses de desenvolver vaginose bacteriana.

Prevenção e tratamento

A toma de antibióticos é a forma mais comum de tratamento para a vaginose bacteriana. Antibióticos podem ser eficazes, mas têm as suas desvantagens e o risco de desenvolver resistências. Existem também produtos de cuidados íntimos disponíveis que podem tratar a vaginose bacteriana. Procure por produtos que otimizem a flora vaginal; estes irão tratar a VB e também ajudar a prevenir os seus desconfortos.


"As infeções são das principais causas de desconfortos vaginais. As mais comuns são a vaginose bacteriana e a infeção vaginal fúngica, também conhecida como cândida ou candidíase."


Infeção vaginal fúngica

Um infeção vaginal fúngica, também conhecida como cândida ou candidíase, é outra causa comum de desconfortos vaginais. É provocada por um crescimento excessivo de um fungo, geralmente intitulado de Candida albicans. Não é totalmente claro o porquê, e como é que a infeção vaginal fúngica ocorre, mas os seguintes fatores podem ser responsáveis:

  • Toma de antibióticos
  • Utilizar contracetivos orais ou terapias com hormonas
  • Sistema imunitário fraco
  • Gravidez
  • Diabetes

Uma infeção vaginal fúngica (candidíase) pode causar desconfortos como:

  • Prurido
  • Ardor vaginal (intensifica quando urina e nas relações sexuais)
  • Corrimento espesso esbranquiçado (idêntico a requeijão)
  • Irritação vaginal
  • Vermelhidão e inchaço vaginal da área íntima externa
Prevenção e tratamento

Se quiser tratar de uma infeção vaginal fúngica (candidíase) existem várias opções. Um dos tratamentos mais comuns é a utilização de medicação antifúngica (antimicóticos). Estes podem ser tomados via oral ou inseridos diretamente na vagina. Para a maioria das mulheres este tipo de tratamento é bastante eficaz em curto prazo. Porém, estes podem causar efeitos secundários como náuseas, enxaquecas ou vómitos. Para a maioria das mulheres, após poucos meses do tratamento, podem também ter recorrência dos sintomas da candidíase.

Existem também produtos de cuidados íntimos disponíveis que pode adquirir sem prescrição médica. Por exemplo, produtos que aliviam os sintomas da infeção vaginal fúngica (candidíase), mas não causam efeitos secundários. Caso considere adquirir este tipo de produtos, escolha um produto de cuidados íntimos com ingredientes naturais que protegem a sua flora vaginal.