Candidíase durante a menstruação

A cândida pertence ao grupo dos fungos, e algumas espécies de fungos podem ocorrer dentro da vagina. Contudo, assim que a cândida começa a crescer excessivamente causa uma infeção. Os sintomas desconfortáveis devido à infeção tornam-se bastante intolerantes quando combinados com o sangue menstrual, cólicas e irritabilidade do conjunto de todo o período. Saiba mais sobre infeções vaginais fúngicas (candidíase) e o que esperar caso a infeção surja durante o período.

A maioria das mulheres experiencia uma infeção vaginal fúngica (candidíase) pelo menos uma vez na vida. Isto deve-se à flora vaginal delicada que pode ser facilmente perturbada do seu equilíbrio, resultando no crescimento excessivo da cândida. Os fatores que causam um desequilíbrio resultando em candidíase são:

  • Alterações hormonais, por exemplo durante o ciclo menstrual
  • Toma de antibióticos
  • Gravidez
  • Stress
  • Sistema imunitário enfraquecido

Infeções vaginais fúngicas (candidíase) ocorrem frequentemente após e durante a menstruação, ou uns dias após o fim. Isto acontece devido aos níveis hormonais se alterarem durante o ciclo menstrual. Antes de a menstruação iniciar, os níveis de estrogénio diminuem. O fato do sangue menstrual ser alcalino não é favorável. Após o período terminar, os níveis de estrogénio voltam ao normal, permitindo que a flora vaginal recupere.

Os sintomas que geralmente surgem com a candidíase vaginal são:

  • Prurido vaginal, que pode variar entre suave a muito forte
  • Corrimento – esbranquiçado, idêntico a requeijão e geralmente sem odor
  • Irritação e vermelhidão
  • Dor quando urina
  • Inchaço e dor, caso coce a área afetada
  • Dor durante relações sexuais
  • Sensibilidade

Como prevenir infeções vaginais fúngicas (candidíase) durante a menstruação?

É difícil determinar a causa exata de infeções vaginais fúngicas. Por isso é também difícil preveni-las.

Algumas mulheres beneficiam de bons hábitos de higiene para manter a vagina equilibrada e saudável – isto inclui utilizar pensos higiénicos sem fragâncias, utilizar produtos de higiene íntima que não contenham químicos nocivos e evitar produtos cosméticos que possam irritar a pele. Troque os pensos higiénicos a cada 3, 4 horas e se for propensa a infeções vaginais fúngicas (candidíase), evite utilizar tampões. Os tampões mantêm o sangue menstrual em contacto prolongado com o tecido vaginal, tornando mais provável que a candidíase se desenvolva num ambiente alcalino provocado pelo sangue.

Tente utilizar um produto que estimule o crescimento das bactérias saudáveis e protejam a flora vaginal de invasões fúngicas. Evite utilizar roupa sintética e apertada, especialmente antes e durante a menstruação, pois estes tecidos podem promover o crescimento da candidíase e aumentar o risco de infeções.


"Infeções vaginais fúngicas (candidíase) ocorrem frequentemente após e durante a menstruação, ou uns dias após o fim. Isto acontece devido aos níveis hormonais se alterarem durante o ciclo menstrual."