A maioria das mulheres sabe como cuidar da sua área íntima. “A vagina limpa-se a si própria”, “não lave a sua vagina com sabão”, “utilize roupa interior de algodão” e “limpe-se sempre da frente para trás”. Cuidar da sua área íntima de forma apropriada pode prevenir desconfortos, ou pelo menos acredita-se que sim. Contudo, será mesmo assim?
As duas infeções vaginais mais comuns são a vaginose bacteriana e a infeção vaginal fúngica (também conhecida como cândida, ou candidíase). Se experiencia desconfortos vaginais, normalmente uma delas é a causa.
Vaginose bacteriana (VB) é causada pelo crescimento excessivo de bactérias nocivas na vagina. Os sintomas desta infeção são corrimento branco acinzentado com forte odor a peixe. Uma infeção vaginal fúngica (candidíase) é causada por um crescimento excessivo de células fúngicas na vagina, ou na área externa íntima. Os sintomas mais comuns são um corrimento espesso esbranquiçado (parecido a requeijão) e prurido vaginal.
Ambas as infeções são praticamente inofensivas, mas podem ser bastante desconfortáveis. Os sintomas irão desaparecer, contudo podem demorar algum tempo. Felizmente, ambas as infeções podem ser tratadas com medicação ou com produtos de cuidados íntimos. Pode encontrar mais informação sobre o tratamento de infeções vaginais aqui.
Apesar de não ser claro o que causa exatamente o crescimento excessivo de fungos ou bactérias na vagina existem alguns fatores que podem influenciar o risco de se desenvolver. Acredita-se que a higiene íntima possa ser uma delas.
Partilhamos algumas dicas de higiene íntima:
Algumas mulheres beneficiam de uma correta higiene íntima, outras poderão desenvolver na mesma uma infeção. Uma higiene íntima imprópria pode aumentar o risco de desconfortos vaginais, mas uma higiene íntima correta também não irá prevenir todos os problemas, como por exemplo a maioria das infeções vaginais, pois são provocadas por fatores não relacionados com a higiene.