Higiene íntima e infeções vaginais

A maioria das mulheres sabe como cuidar da sua área íntima. “A vagina limpa-se a si própria”, “não lave a sua vagina com sabão”, “utilize roupa interior de algodão” e “limpe-se sempre da frente para trás”. Cuidar da sua área íntima de forma apropriada pode prevenir desconfortos, ou pelo menos acredita-se que sim. Contudo, será mesmo assim?

A causa de infeções de desconfortos

As duas infeções vaginais mais comuns são a vaginose bacteriana e a infeção vaginal fúngica (também conhecida como cândida, ou candidíase). Se experiencia desconfortos vaginais, normalmente uma delas é a causa.

Vaginose bacteriana (VB) é causada pelo crescimento excessivo de bactérias nocivas na vagina. Os sintomas desta infeção são corrimento branco acinzentado com forte odor a peixe. Uma infeção vaginal fúngica (candidíase) é causada por um crescimento excessivo de células fúngicas na vagina, ou na área externa íntima. Os sintomas mais comuns são um corrimento espesso esbranquiçado (parecido a requeijão) e prurido vaginal.

Ambas as infeções são praticamente inofensivas, mas podem ser bastante desconfortáveis. Os sintomas irão desaparecer, contudo podem demorar algum tempo. Felizmente, ambas as infeções podem ser tratadas com medicação ou com produtos de cuidados íntimos. Pode encontrar mais informação sobre o tratamento de infeções vaginais aqui.


"As duas infeções vaginais mais comuns são a vaginose bacteriana e a infeção vaginal fúngica (também conhecida como cândida, ou candidíase). Se experiencia desconfortos vaginais, normalmente uma delas é a causa."


Como é que a higiene íntima pode ajudar

Apesar de não ser claro o que causa exatamente o crescimento excessivo de fungos ou bactérias na vagina existem alguns fatores que podem influenciar o risco de se desenvolver. Acredita-se que a higiene íntima possa ser uma delas.

Partilhamos algumas dicas de higiene íntima:

  • Se quiser limpar a sua área externa da zona íntima, água quente é o suficiente. Para uma sensação de frescura poderá utilizar um produto de limpeza íntima, por exemplo um com ingredientes naturais.
  • Assegure-se que seca bem a sua área íntima após o duche, banho ou natação.
  • Use roupa interior de algodão e evite utilizar cuecas em formato “tanga”.
  • Tente não “esfregar” caso sinta algum prurido.

A higiene íntima previne infeções vaginais?

Algumas mulheres beneficiam de uma correta higiene íntima, outras poderão desenvolver na mesma uma infeção. Uma higiene íntima imprópria pode aumentar o risco de desconfortos vaginais, mas uma higiene íntima correta também não irá prevenir todos os problemas, como por exemplo a maioria das infeções vaginais, pois são provocadas por fatores não relacionados com a higiene.