De que cor é o seu corrimento?

Corrimento é um fator importante na generalidade da sua saúde vaginal. As glândulas dentro da vagina e cérvice produzem um fluido que possui diferentes papéis no sistema reprodutivo feminino: lava detritos, células mortas e microorganismos; ajuda a prevenir e combater infeções; lubrifica a vagina.

A quantidade, consistência, odor e cor do corrimento são bastante individuais e podem variar ao longo do ciclo menstrual, enquanto amamenta, durante a gravidez ou quando está sexualmente estimulada. Se conhecer o seu corpo bem, conseguirá reconhecer o que é normal e caraterísticas aceitáveis do corrimento que não provoquem razões para alarme. Por exemplo, pode notar uma ligeira alteração no cheiro se estiver grávida ou um aumento de corrimento enquanto está a ovular. Por outro lado, alterações anormais na cor, consistência, quantidade ou odor podem indicar que está a desenvolver uma infeção – especialmente se outros sintomas, como prurido, ardor ou dor, também estão presentes.

Conhecer o seu corrimento

Alterações na aparência do corrimento podem indicar que é altura de procurar aconselhamento no seu ginecologista – veja a tabela em baixo para que possa aprender a reconhecer as alterações mais caraterísticas e as suas causas.

Cor do CorrimentoConsistênciaOutros sintomas paralelosPossíveis causas
Claro, branco ou esbranquiçado, amarelo pálidoFino ou grosso, pegajoso, elásticoSem outros sintomasCorrimento normal
BrancoEspesso e idêntico a requeijãoVulva inchada, dor – especialmente durante relações sexuais, prurido, ardor, resíduos brancos que não podem ser removidosCandidíase
Branco, acinzentado, ou amareloEspesso ou finoOdor a peixe, prurido, ardor, vulva inchada, vermelhidão e irritaçãoVaginose bacteriana
Amarelado ou turvoPode ser de diferentes consistênciasDor na região pélvica, sangramento vaginal ou perdas entre períodos, incontinência urináriaGonorreia
Amarelado ou esverdeadoBorbulhante, espumosoOdor forte, prurido, dor quando urinaTricomoníase
Castanho com traços de sanguePode ser de diferentes consistênciasDor na região pélvica, sangramento vaginal ou perdas entre períodosPeríodos irregulares. Corrimento acastanhado pode também surgir no inicio da menstruação ou no fim.
RosaPode ser de diferentes consistênciasSem outros sintomasSe teve recentemente um bebé, será provável que o revestimento do útero comece a descamar – ocorrência normal após o parto

Se possuir algum sintoma mencionado na tabela acima ou outros sintomas anormais, consulte o seu ginecologista o quanto antes.


"A quantidade, consistência, odor e cor do corrimento são bastante individuais e podem variar ao longo do ciclo menstrual, quando amamenta, durante a gravidez ou quando está sexualmente estimulada."