Infeção Fúngica

A Candidíase é uma infecção vaginal causada pelo fungo comum Candida albicans. Este fermento encontra-se no intestino, na boca, na pele e também na vagina. Sob determinadas circunstâncias pode crescer exuberantemente, invadindo os tecidos e causando infecção. Das mulheres que consultam o médico devido a infecção vaginal, 37% têm Candidíase. Os sintomas começam com corrimento e prurido vaginal excessivos na zona genital. O corrimento parece-se um pouco com requeijão e tem um cheiro desagradável. A inflamação, vermelhidão, relações sexuais dolorosas, irritação dos lábios externos e internos, assim como dor ao urinar são outros dos sintomas frequentes.

A infecção por fungos ocorre frequentemente quando as células da parede vaginal contêm muito açúcar. Esta é a situação durante a segunda metade do ciclo menstrual, gravidez e aquando do uso da pílula anti-concepcional. As mulheres com diabetes estão mais predispostas à infecção por Cândida. A Cândida está associada ao saudável ambiente ácido vaginal e isto compreende-se facilmente porque tal como os Lactobacilos, este organismo necessita do açúcar das células para se alimentar. A infecção por Cândida é frequentemente “fácil de tratar, mas difícil de curar”. Pode ser muito persistente, recorrente e mesmo crónica apesar dos tratamentos com medicação específica. É sempre melhor prevenir do que tratar. É importante compreender o motivo pelo qual a Cândida consegue a sua oportunidade. O estado de saúde (mental e físico), o equilíbrio hormonal, o consumo de açúcar e as alergias têm um impacto no desenvolvimento da Cândida. O uso de um duche vaginal pode remover muitas das células de fungos. Numa situação de infecção grave por Cândida, será sempre necessário medicação prescrita. Estes tratamentos devem ser auxiliados por uma boa higiene vaginal e pelo uso de Multi-Gyn FloraPlus para aliviar o prurido e a dor.

Se sofrer frequentemente de infeção por Cândida (Candidíase) e tiver um sistema de defesa fraco contra este fungo, um tratamento completo com a melhor medicação antifúngica é recomendado para erradicar os fungos de todo o corpo. Os parceiros devem também ser tratados porque se provou que eles também podem ser uma fonte de infecção por fungos.

Corrimento vaginal anormal

O corrimento excessivo é sempre causado por um distúrbio no equilíbrio do ambiente vaginal, portanto, por uma irritação da vagina. Isto não envolve necessariamente uma infecção real que necessite de medicação. O corrimento excessivo pode ser causado por bactérias, parasitas, fungos ou vírus, mas também por irritação mecânica devido a calças apertadas ou por oclusão causada por roupa interior sintética e pensos higiénicos. Devem ser tomadas acções para impedir o desenvolvimento de uma infecção real aplicando higiene vaginal extra. Isto significa: não usar sabão mas sim lavar com água morna e ligeiramente ácida associando uma lavagem interna com um duche vaginal. Frequentemente, o corrimento excessivo vem associado a prurido, dor (mesmo durante relações sexuais), ardor ou irritação dos lábios vaginais. Os produtos Multi-Gyn são um grande alívio para todos estes sintomas.

Prurido

É um prurido persistente dos lábios. Pode ser causado por factores diferentes tais como alergias (por exemplo roupa interior sintética, sabão, material dos preservativos, sprays, medicação), infecções, irritação/oclusão por calças apertadas ou por pensos higiénicos, papel higiénico áspero, não mudar frequentemente de tampões, etc. É importante verificar qual o factor responsável e evitá-lo. Contra o prurido, um gel bio-activo como Multi-Gyn ActiGel deve ser aplicado para evitar entrar num ciclo vicioso de prurido  e comichão (que causa ainda mais prurido).

Vulvite e Vaginite

Estas são infecções da vulva (a área dos lábios) e da vagina. A infecção ocorre quando os microrganismos (agentes patogénicos) nocivos estão presentes e têm oportunidade de crescer desenfreadamente. Este é frequentemente o caso nas situações de resistências diminuídas e presença de microrganismos sexualmente transmitidos. Os sintomas são geralmente dor (mesmo durante relações sexuais), ardor, prurido, inflamação e vermelhidão. O corrimento excessivo está de novo presente e normalmente com aspecto e cheiro desagradáveis. Mais uma vez a higiene vaginal é extremamente importante. Recomenda-se aplicar interna e externamente um gel bio-activo. Este gel ajuda a restaurar uma condição vaginal saudável e é muito eficaz a aliviar os sintomas associados. No entanto, por vezes o problema tem uma causa dermatológica. Em situações de dilacerações, bolhas e de descamação em torno da área vaginal é aconselhável consultar um dermatologista.

Os produtos Multi-Gyn neutralizam os agentes infecciosos e conseguem tratar a secura vaginal, otimizando a hidratação vaginal. Estas são as causas mais comuns de vulvites e vaginites. Os produtos Multi-Gyn são muito eficazes contra queixas vaginais inflamatórias.