Sensibilidade vaginal

Qualquer tipo de sensibilidade ou desconforto na área vaginal pode colocar-nos bastante desconfortáveis e nervosas, sentindo que algo não está bem. Sensibilidade vaginal manifesta-se como dor ou sensibilidade ao toque na área íntima, especialmente durante as relações sexuais. Estes sintomas podem ser também acompanhados por outros desconfortos incluindo alterações no corrimento, prurido vaginal, ardor, inchaço, vermelhidão, etc. As causas mais comuns da sensibilidade e dor são irritações, infeções e secura. O tratamento difere dependendo da causa.

O que causa lábios vaginais inchados?

  • Desequilíbrios na flora vaginal. A vagina é coberta por milhões de micróbios positivos, que constituem a flora vaginal. Assim que o equilíbrio é perturbado e as bactérias boas são reduzidas, os fungos ou bactérias nocivas começam a reproduzir-se excessivamente, causando prurido e irritação. Caso não consiga resistir e comece a coçar a área afetada, poderá danificar a pele e causar mais irritação, inchaço e dor. Se sofre frequentemente de infeções fúngicas (candidíase), experimente utilizar produtos vaginais que contenham prébioticos. Géis com prébioticos vaginais estimulam o crescimento das bactérias saudáveis e ajudam a equilibrar a flora vaginal.
  • Secura vaginal. A penetração sem lubrificação suficiente pode danificar as paredes vaginais e outros tecidos na região íntima, causando inflamação e dor. A secura pode ser causada por alterações hormonais durante a menopausa, gravidez, amamentação ou pela utilização de contracetivos. Antes de iniciar as relações sexuais, dê tempo para estimular a lubrificação natural. Um hidratante irá proporcionar uma sensação de hidratação durante vários dias e pode ser utilizado diariamente, enquanto lubrificantes são direcionados para aplicação antes de iniciar relações sexuais e apenas para proporcionar alívio durante um curto período de tempo.
  • Menopausa. Quando os níveis de estrogénio diminuem, os tecidos vaginais perdem a sua espessura, elasticidade e lubrificação natural. Isto resulta em paredes finas que durante a penetração criam o efeito de lixa, e podem ser facilmente danificadas. Esta condição é chamada de atrofia vaginal que normalmente resulta na perda de libido, pois as relações sexuais tornam-se desconfortáveis e dolorosas. Para a secura vaginal, a solução está nos hidratantes vaginais ou lubrificantes.
  • Irritação. Produtos que contenham químicos nocivos, detergentes fortes, sabão, fragrâncias, corantes ou preservativos, podem causar irritações na região íntima, provocando inchaço, sensibilidade, ardor e dor. Evite este tipo de produtos e escolha aqueles que são especialmente direcionados para utilizar na área íntima. Estes incluem produtos de lavagem íntima baseados em ingredientes naturais que contenham detergentes suaves e não perturbem os valores do pH vaginal.
  • Algumas doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) podem causar sensibilidade e dor na região pélvica. Em caso de suspeitar que possa ter uma DST, é fortemente aconselhável que visite o seu ginecologista.

Se possuir dor ou sensibilidade, experimente aplicar compressas frias que proporcionem alivio rápido e reduzam a irritação. Lembre-se que para passar a dor ou a sensibilidade, a principal causa do desconforto necessita de ser resolvida. Se a sensibilidade persistir, visite o seu médico para receber o tratamento apropriado.