Secura vaginal:
causas e tratamento

A maioria das mulheres irá experienciar secura vaginal em algum momento das suas vidas. Pode ser algo bastante desconfortável e poderá ser a causa de outros desconfortos como prurido vaginal, ardor e sensibilidade.

Usualmente, as mulheres associam secura vaginal com a menopausa. Isto não é completamente verdade pois poderá acontecer a mulheres de qualquer idade. Contudo, é um sintoma muito comum durante a menopausa. Existem muitas outras causas.

Causas da secura vaginal

Existem imensas causas para a secura vaginal. Uma das causas mais comuns é a diminuição dos níveis de estrogénio. Estrogénio é uma hormona feminina que suporta uma vagina saudável através da manutenção da lubrificação natural das paredes da vagina e da sua elasticidade e acidez. Quando os níveis de estrogénio diminuem, as paredes vaginais tornam-se menos elásticas, mais frágeis e menos lubrificadas.

A diminuição dos níveis de estrogénio pode ter várias causas. A menopausa é uma delas, bem como a gravidez e a amamentação. Tratamentos de radiação, quimioterapia e tratamentos com hormonas podem também ter impacto nos níveis de estrogénio, causando secura vaginal.

A lubrificação natural da vagina pode ser afetada por variadas formas de medicação, por exemplo, para gripes, alergias, diabetes e tensão arterial elevada.

Sintomas

A secura vaginal pode ser acompanhada por outros desconfortos vaginais, como:

  • Prurido
  • Ardor
  • Picadas
  • Sensibilidade
  • Dor durante relações sexuais

"Um dos tratamentos mais comuns é aumentar a hidratação vaginal com geles ou lubrificantes."


O que pode ser feito para a secura vaginal?

Considerando que existem imensas causas diferentes, pode dificultar o encontro do tratamento certo. Um dos tratamentos mais comuns é aumentar a hidratação vaginal através de geles ou lubrificantes. Outra forma de tratar a secura vaginal é aumentar os níveis de estrogénio.

Na Farmácia consegue encontrar inúmeros produtos de cuidados íntimos desde lubrificantes regulares a produtos que restauram a hidratação natural da vagina. Assegure-se que escolhe um produto que tenha ingredientes naturais, que irá aliviar os seus sintomas e estimular a hidratação natural.