Odor vaginal:
o que causa esse cheiro forte?

Todas as mulheres têm o seu próprio odor corporal. O mesmo se aplica à vagina. É completamente normal ter algum odor íntimo. Se esse odor se tornar desagradável poderá ser a indicação de uma infeção vaginal. Mas como pode saber se o seu odor vaginal é anormal?

Vamos começar por aquilo que é considerado normal

Cheiro vaginal normal

Qualquer mulher é única, bem como o seu odor vaginal. Contudo, a maioria das mulheres irá sentir um cheiro ligeiramente ácido. Isto deve-se à presença de ácido lático na vagina.

Quando os níveis hormonais se alteram, o odor vaginal pode também alterar. O odor tende a ser mais intenso durante a ovulação do que nos outros dias. Muitas mulheres notam também alteração no odor depois de relações sexuais. Isto deve-se ao aumento temporário do pH vaginal pelo esperma.

Odor vaginal normal não tem de ser embaraçoso, mas pode deixá-la desconfortável. Pode sentir-se insegura por achar que as outras pessoas poderão senti-lo também. (Se refletir sobre isso, alguma vez notou odores vaginais de outras mulheres?)

Se o odor começar a intensificar-se poderá ser a indicação de uma vaginose bacteriana.


"Uma das causas mais comuns de odor vaginal é a vaginose bacteriana, também conhecida como VB. Odor forte, idêntico a peixe, é um dos principais sintomas da infeção vaginal."


O mau odor vaginal pode ser indicativo de doença?

Uma das causas mais comuns de odor vaginal é a vaginose bacteriana, também conhecida como VB. Odor forte, idêntico a peixe, é um dos principais sintomas da infeção vaginal, que é causada por um crescimento excessivo de bactérias nocivas/indesejadas na sua vagina. Outro sintoma da vaginose bacteriana é um corrimento fluido branco acinzentado.

Normalmente, esta infeção é praticamente inofensiva e os sintomas irão desaparecer espontaneamente, porém pode levar algum tempo. O tratamento para a VB é feito geralmente com antibióticos mas infelizmente podem causar alguns efeitos secundários desagradáveis como náuseas, vómitos e resistências no futuro.

Como alternativa, existem produtos de cuidados íntimos que podem ser adquiridos sem prescrição médica para o tratamento da vaginose bacteriana. Se escolher produtos com ingredientes naturais pode tratar a infeção e ao mesmo tempo restaurar a sua flora vaginal natural.

Existem casos mais graves para o odor vaginal desagradável. Se notar um cheiro com características diferentes idênticas a peixe da VB, recomendamos que visite o seu médico.