Irritações vaginais e lábios vaginais inchados

Irritações vaginais podem ser desconfortáveis, mas geralmente bastante dolorosas também, o que pode afetar a sua qualidade de vida. Lábios vaginais inchados podem fazer com que fique irrequieta, sem a capacidade de se sentar confortavelmente ou utilizar calças devido à fricção, Esta situação é frequentemente acompanhada por outros sintomas, como por exemplo sensação de ardor ou prurido vaginal. O inchaço pode ser generalizado, envolvendo os lábios interiores e exteriores, ou localizado afectando apenas uma parte da vulva.

O que causa lábios vaginais inchados?

Podem existir várias causas, algumas delas são:

  • Irritação ou uma reacção alérgica. Neste caso, a irritação tem mais probabilidade de ser causada por um produto, quer seja devido a sabão, banho de espuma loção, desodorizantes íntimos, etc. Estes produtos contêm frequentemente químicos que irritam a pele delicada da zona íntima, causando inchaço e dor. Este tipo de reacção pode até acontecer com produtos que já utiliza á anos.
  • O inchaço surgiu depois de relações sexuais? Poderá ser alérgica ao látex dos preservativos, ao lubrificante ou ao esperma do seu parceiro. O inchaço pode desenvolver-se devido a hematomas após relações sexuais, especialmente se não utilizou um lubrificante e a sua lubrificação natural é insuficiente.
  • Infeção vaginal fúngica. Lábios vaginais inchados é um dos sintomas deste problema. Uma infeção vaginal fúngica pode ser geralmente reconhecida se tiver um corrimento vaginal esbranquiçado, espesso, idêntico a requeijão.
  • Vaginose bacteriana. Os sintomas incluem geralmente um corrimento acinzentado líquido, com um odor forte idêntico a peixe.
  • Gravidez. Durante a gravidez, a pressão nos órgãos reprodutores e vasos sanguíneos vai aumentado pelo peso do bebé. A circulação diminui, causando inchaço e dor na vulva.
  • Parto. Durante o parto a mulher pode ficar com danos no tecido que posteriormente resulta em inchaço e dor.

"Existem várias causas de lábios vaginais inchados, algumas são irritações, relações sexuais e infeções"


Como prevenir lábios vaginais inchados?

Evite utilizar produtos que contenham detergentes fortes, químicos nocivos, perfumes ou corantes. Se tiver irritações após colocar um determinado produto, lave a zona imediatamente para remover o produto e minimizar os danos. Depois pode aplicar um produto calmante natural para reduzir os sintomas e acelerar a recuperação. Escolha um produto de lavagem íntimo que contenha preferencialmente agentes de lavagem suaves e naturais. Evite quaisquer produtos, detergentes e toalhetes que contenham fragâncias, sabão alcalinos, detergentes ou conservantes.

Se tiver com secura vaginal, use um lubrificante durante as relações sexuais ou aplique um hidratante vaginal diariamente para um efeito mais prolongado. Assim irá conseguir alívio prolongado da sua secura vaginal. Se já tinha irritação antes, evite ter relações sexuais até a área curar e os sintomas desaparecerem.

Se tiver com candidíase ou vaginose bacteriana, poderá querer visitar o seu médico para receber tratamento apropriado. Poderá também utilizar um produto à base de prebióticos ou um produto com terapia anti adesiva que irá promover o crescimento das boas bactérias e ajudar a reequilibrar a sua flora vaginal.

Evite utilizar roupa apertada, especialmente enquanto tiver irritações. Assegure-se que a sua roupa interior é feita de material natural (algodão permite que a pele respire, enquanto que os tecidos sintéticos podem apenas piorar a irritação). Tente dormir sem roupa interior para permitir à pele respirar e recuperar durante a noite.

Se está com lábios vaginais inchados, tente acalmar a zona irritada (pode utilizar uma compressa fria ou tentar um banho frio). O frio irá reduzir o inchaço e temporariamente aliviar a dor.

Evite coçar a zona afetada. Isto pode danificar o tecido e os sintomas podem ficar ainda piores.

Se o inchaço durar mais do que uma semana, assegure-se que visite o seu médico para detetar qual a razão da irritação.