As calças de ganga podem causar infeções vaginais?

São o item fashion favorito de muitas mulheres, e bastante popular em mulheres de todas as idades. Vestem-se de forma perfeita e ficam bem – por isso porque é que não deve utilizar as calças de ganga justas todos os dias? Acredite ou não, calças de ganga justas podem causar desconfortos vaginais e estimular o crescimento excessivo de bactérias. Leia e saiba o porquê.

Dê descanso às suas calças de ganga justas

Não é boa ideia usar as suas calças de ganga justas, todos os dias. Roupa sintética ou apertada, como calças de ganga justas, restringe a passagem e circulação de ar à volta da sua virilha e vulva, mantendo calor e hidratação na vagina. Podem também causar pressão, fricção e calor na sua zona íntima. Esta combinação de efeitos cria o ambiente perfeito para desconfortos vaginais e problemas microbianos.

Evite queimaduras de fricção!

A causa mais provável de desconfortos vaginais por usar calças de ganga justas ou roupa interior sintética ou apertada, é a irritação do tecido devido a fricção contra a vulva. Vermelhidão, inchaço, ardor e prurido são irritações comuns relacionadas com fricção. Estas irritações podem ser bastante desagradáveis. Não use roupa apertada todos os dias e evite tecidos sintéticos que não são arejados e não permitem que o ar circule.

Faça escolhas inteligentes para a sua roupa interior

Devido ao formato justo, as mulheres escolhem regularmente usar roupa interior sintética ou tanga por baixo das suas calças de ganga justas. Algodão ou outro tecido natural respirável é a melhor escolha diária como roupa interior, têm menos probabilidade de acumular calor e humidade. As tangas podem causar fricção na vulva e desenvolver prurido, irritação e sensação de ardor na zona íntima. Tal como isto, o risco de transferir bactérias do ânus para a vagina pode aumentar pois a tanga pressiona em ambas as zonas e tem mais probabilidade de se movimentar em roupas apertadas, como por exemplo calças de ganga apertadas.


"Ambientes quentes, húmidos e com uma circulação de ar insuficiente são perfeitos para as bactérias nocivas e fungos, aumentando assim o risco de infeções."


Apenas deixe a sua vagina respirar…

Calças de ganga apertadas fecham a sua zona íntima. É importante que permita que circule ar nas suas virilhas e vulva. A sua zona íntima deve ser respirável para evitar que acumule calor e humidade na sua vagina. Fungos e bactérias desenvolvem-se em ambientes quentes e húmidos, por isso não lhes dê essa oportunidade! Use fibras naturais e caso tenha utilizado roupas apertadas ou calças de ganga justas durante todo o dia – assim que chegar a casa dispa-as e vista algo largo e respirável. Não use roupa apertada, como calças de ganga justas todos os dias.

Respeite o equilíbrio natural bacteriano

O equilíbrio delicado da sua flora vaginal é importante para uma boa saúde vaginal. O pH natural da sua vagina é ligeiramente ácido e isto ajuda a interromper o crescimento excessivo de bactérias nocivas. Quando o equilíbrio da sua flora vaginal é perturbado, a presença de bactérias nocivas na vagina aumenta e causa diferentes sintomas vaginais tais como prurido, mau-odor e corrimento anormal. Isto pode tornar-se em uma candidíase ou vaginose bacteriana. Usar fibras sintéticas e calças apertadas restringe a circulação do ar e pode causar fricção e calor ao redor da vulva. Este ambiente pode ajudar a que bactérias nocivas se multipliquem. Apesar de calças de ganga apertadas e roupa interior justa não causar problemas vaginais microbianos, podem contribuir para qualquer problema já existente e criar desconfortos dolorosos que podem desenvolver-se caso não sejam tratados. Seja vigilante relativamente à sua saúde vaginal, escolha roupa interior de algodão, permita que exista circulação de ar e use soluções de lavagem suaves e sem sabão.

Usar calças de ganga justas de vez em quando não fará mal. E calças de ganga feitas de algodão são melhores do que com tecidos sintéticos. Assegure-se que usa roupa de interior de algodão e não use calças de ganga ou de outro tipo apertadas todos os dias. Se tiver sintomas vaginais após usar calças de ganga apertadas, Multi-Gyn ActiGel pode proporcionar-lhe alívio imediato e ajudá-la a restaurar o equilíbrio delicado da sua flora vaginal.