Vaporizações e duches vaginais são bons para a sua vagina?

Vaporizações vaginais, também conhecidas como vaporizações yoni, é uma prática de saúde antiga onde a mulher agacha ou se senta por cima de vapor de água contendo ervas como artemísia, alecrim, absinto e basílico. A vaporização é um ritual de limpeza e energético, e tem como objectivo ajudar a equilibrar as hormonas femininas. Existem diferentes pontos de vistas nos médicos sobre a importância da limpeza manual da sua vagina através de duche ou outras técnicas, como por exemplo vaporização. Isto é porque a vagina é bastante eficaz a realizar a sua autolimpeza e qualquer rotina de higiene agressiva, através de qualquer método, pode ser mais prejudicial do que fazer bem. Gwyneth Paltrow’s lê bastantes sites sobre mulheres e escreveu comentários relativamente aos benefícios de vaporizar a sua vagina, mas não ficámos convencidos. Explicamos-lhe porquê:

A vaporização vaginal vale a pena o risco?

Achamos que não.

O vapor é muito, muito quente, muitas vezes superior ao ponto de fervura! O risco de queimar a vulva e o tecido vaginal é muito elevado. Isto pode ser extremamente doloroso e desconfortável, e pode conduzir a outros problemas como infeções no local da queimadura. Além do potencial dano à vulva e o resto do períneo, incluindo o ânus e uretra, podem ser danificados por o vapor ser direccionado erradamente. Isto irá ser doloroso e pode levar a problemas mais complicados.

Limpar a sua vagina com vapor pode secar e isto irá interromper o equilíbrio natural das bactérias da vagina que lá coabitam. A secura vaginal é desconfortável e o desequilíbrio da flora vaginal pode levar a problemas microbianos, como por exemplo inchaço, irritação e vaginose bacteriana e problemas fúngicos.

As indicações sobre o equilíbrio hormonal parecem ser improváveis. As hormonas não são produzidas na vagina ou útero, e parece ser improvável que o vapor chegue aos ovários e afete as hormonas que são produzidas lá.

A eficácia do vapor como um “agente de limpeza do útero” é altamente questionável. O vapor que entra na vagina é pouco provável que chegue ao útero, e qualquer flora uterina não deve ser perturbada e de certeza que não deve ser limpa.

O duche é uma melhor opção?

As mulheres que usam acessórios de mão para lavar a vulva podem estar a realizar duche, quer se apercebam ou não. O duche não é necessário, pois a vagina é bastante eficiente a lavar-se a ela própria. No entanto, existem alturas específicas em que poderá ajudar algumas mulheres utilizar um duche vaginal especialmente desenvolvido.

Não aconselhamos a realizar um duche vaginal todos os dias. Poderá querer fazer um duche suave e natural após os dias de menstruação ou relações sexuais. Não existe necessidade de utilizar um duche vaginal mais do que essas vezes.

Tome atenção para escolher um duche com um fluído natural e suave, com um design ergonómico fácil de usar, como por exemplo é o Multi-Gyn Duche vaginal. Tenha sempre cuidado quando inserir algum item dentro da sua vagina e assegure-se que está relaxada e confortável antes de o tentar realizar.