Higiene vaginal – o que fazer, e não fazer?

Uma higiene vaginal apropriada pode fazer uma grande diferença na nossa saúde reprodutiva. Pode reduzir o risco de contrair infeções, pode acelerar o processo de recuperação e prevenir sintomas desconfortáveis como irritação e corrimento. Veja algumas das mais importantes indicações do que “fazer” ou “não fazer” na higiene vaginal.

Fazer: Lave a sua área íntima uma vez por dia.

Isto significa que deve apenas utilizar água morna ou um produto de lavagem íntima suave e natural uma vez por dia.

Não fazer: Usar sabão.

O sabão é altamente alcalino e muito agressivo para a pele sensível da área íntima. Escolha sempre um produto de lavagem íntima que não contenha sabão, fragâncias ou corantes.

Fazer: Use toalhitas íntimas se não puder tomar banho.

Especialmente durante o período, meses quentes ou quando viaja.

Não fazer: Utilize roupa interior sintética e apertada.

Os tecidos sintéticos não permitem que a pele respire, o que leva a um aumento de temperatura e humidade na área íntima. Roupas apertadas criam fricção, o que pode causar pequenos rasgos na pele. Combinando isto com o aumento do calor e hidratação pode criar o ambiente perfeito para uma possível infeção vaginal. Escolha materiais naturais e evite roupas apertadas durante longos períodos de tempo.

Fazer: Limpe-se de frente para trás.

É muito fácil transferir bactérias do ânus para a vagina quando se limpa de trás para a frente, por isso assegure-se que nunca quebra esta regra importante. Utilizar papel higiénico incolor e sem fragâncias para evitar irritações.

Não fazer: Utilize fragâncias ou desodorizantes para fazer com que as suas partes íntimas cheirem melhor.

Cada vagina tem um cheiro único, e a não ser que exista um problema, não deverá cheirar mal. Um odor forte pode ser sinal de infeção.

Fazer: Utilize um produto calmante após efetuar a depilação.

Independentemente do que escolher para se depilar (gilette, cera), use um creme depilatório ou algo mais, assegurando que hidrata a pele antes do procedimento, e aplique um produto calmante natural após a depilação em toda a área para prevenir irritações na pele.

Não fazer: Utilize o mesmo penso higiénico durante um dia inteiro.

Pensos higiénicos não são para serem utilizados durante um longo período de tempo. Idênticos a roupa interior sintética, os pensos higiénicos não permitem que a pele respire e podem irritar a mesma aumentando o risco de infeção. O mesmo acontece com pensos e tampões, especialmente devido ao sangue menstrual que fica em contacto com as paredes vaginais. Mude sempre os seus pensos higiénicos e tampões a cada 3 – 4 horas, antes de se deitar e assim que se levanta.

Fazer: Passe suavemente em vez de esfregar para secar a sua zona íntima.

Após o banho, utilize uma toalha limpa e suave e passe suavemente na sua área íntima até secar completamente.

Não fazer: Utilize produtos que contenham irritantes ou alergénicos.

Isto inclui loções, sprays, banhos de espuma, etc. Os ingredientes que deve evitar nos produtos são detergentes, fragâncias, corantes, químicos fortes e conservantes.