Como cuidar da sua vagina durante o verão

Tempo de verão significa que a sua vagina se encontra mais vulnerável do que o normal – calor, suor, viajar, nadar, são algumas das coisas que podem causar desconfortos vaginais. Seguem alguns conselhos sobre como cuidar da sua vagina durante os meses de verão.

  • Se passa a maioria das suas horas de trabalho sentada a uma secretária, e se tiver uma longa viagem ou pensar em viajar, lembre-se que ficar sentada durante horas não causa apenas dor nas costas e ombros, mas aumenta também o risco de infeções vaginais fúngicas (candidíase). Ao sentar-se numa posição, a sua área íntima aquece, a circulação de ar é reduzida e a hidratação aumenta. Áreas húmidas e quentes, com fraca circulação de ar, são perfeitas para os micróbios se desenvolverem e causarem infeção.
  • Utilizar calças de ganga apertadas e calções curtos durante os meses quentes apenas aumenta o efeito de dano da roupa apertada. Fricção, calor e hidratação podem causar irritação e aumentar o risco de candidíase, e este efeito é ainda mais enfatizado pelo suor que está em contacto com a pele. Se não consegue separar-se das suas roupas favoritas, tente pelo menos não usá-las todos os dias. Escolha peças e roupa interior feita de materiais naturais, para que a sua pele consiga respirar.
  • Durante o verão, depilamo-nos mais frequentemente do que no inverno, e algumas vezes vamos longe de mais no que toca a tentarmos ter uma pele macia. Isto pode resultar em irritação e prurido. Para prevenir isto, não se depile todos os dias para permitir que a pele recupere. Hidrate a pele antes da depilação e aplique um produto natural calmante após.
  • O verão é a altura do ano quando muitas mulheres se sentem “aventureiras” no que toca a relações sexuais. Assegure-se que utiliza proteção para prevenir infeções ou DST’s. Não se esqueça da lubrificação. Hidratação vaginal é necessária para ter relações sexuais confortáveis e sem dor, por isso se estiver a ter problemas com a hidratação natural, utilize um produto que a possa ajudar. Os lubrificantes irão permitir que tenha relações sexuais sem dor, mas se deseja uma solução mais duradoura, especialmente se sente fricção durante o exercício físico ou a andar, use um hidratante vaginal que pode ser aplicado diariamente e tem um efeito mais prolongado.
  • Vai de férias e está a tentar guardar algum espaço na sua mala de viagem? Pode excluir alguns cosméticos que lhe retiram bastante espaço. Contudo, deixar o seu produto de higiene íntima e trocar por um sabão regular ou banho de espuma, pode causar-lhe problemas. Detergentes agressivos podem danificar facilmente a superfície da camada da pele íntima sensível, perturbando o valor do pH e causando irritação. Use apenas água, ou leve um produto natural e suave, que contenha detergentes suaves e tenha o pH apropriado para a área íntima.
  • Quando viaja, leve consigo um conjunto de toalhitas íntimas suaves que sejam preferencialmente biodegradáveis – isto irá permitir que mantenha a higiene e a sensação de frescura onde quer que esteja, até mesmo quando não tem acesso a um chuveiro.