A comida que ingiro afeta a minha saúde vaginal?

Uma dieta equilibrada é importante em todos os aspectos da sua saúde. O seu corpo necessita de certos nutrientes para que possa funcionar bem. A saúde vaginal pode ser afetada devido a uma dieta pobre e torna-a mais propensa a problemas comuns relacionados com uma função imunitária fraca. O que você come e bebe pode também afetar o pH da sua vagina e poderá contribuir para níveis de hidratação ou de secura. Se é diabética ou tem outros problemas de saúde subjacentes que podem ser afectados pelo que você bebe ou come, como por exemplo obesidade ou alergias a determinados grupos alimentares, é importante perceber o que deve incluir ou excluir da sua dieta com o seu médico.

Que alimentos são benéficos para a minha saúde vaginal??

A sua saúde em geral, incluindo a eficácia da função da sua vagina, é melhor suportada através de uma dieta variada e equilibrada. Como regra básica, faz sentido seguir as indicações standard que regulam uma dieta rica em fibra, proteína e nutrientes essenciais como vitaminas, minerais e ácidos gordos. Deve evitar ou limitar rigidamente carbohidratos processados, gordos e açucarados na sua dieta. Os especialistas em nutrição recomendam frequentemente que deve comer um “arco-íris” de alimentos, o que significa que deve incluir muitos alimentos diferentes coloridos na sua dieta, desde pimentos vermelhos a amoras, por exemplo. Isto acontece pois a cor natural dos alimentos indicam níveis elevados de determinados nutrientes essenciais e ingerir um variado leque de cores proporciona-lhe uma boa variedade dessas vitaminas de minerais essenciais, mantendo a sua dieta apetitosa e ao mesmo tempo equilibrada. Os vegetais, incluindo legumes como lentilhas e feijões, grãos e cereais como quinoa e aveia, nozes e sementes são boas fontes derivadas de plantas de fibras, proteínas e nutrientes essenciais.

Nota sobre o açúcar

Comer muitas frutas oferece-lhe grande variedade de vitaminas e minerais e é a melhor forma de incluir algum açúcar na sua dieta. Frutas processadas ou em conservas e beber apenas sumo de fruta pode criar um pico nos seus níveis de açúcar no sangue, pois o açúcar é rapidamente absorvido para a sua corrente sanguínea. Quando come a fruta completa, incluindo a pele (quando possível) e o caroço, as fibras e nutrientes ajudam a diminuir a absorção de açúcar no sangue, o que significa que os seus níveis de açúcar têm a probabilidade de ficar mais equilibrados. Têm menos probabilidade de subir abruptamente e depois cair. Alguns médicos consideram que o açúcar pode piorar problemas fúngicos vaginais. Se tem tendência a ter infeções fúngicas vaginais provavelmente será melhor restringir a quantidade de açúcar na sua dieta.

Cinco alimentos para apoiar a sua saúde vaginal

Os iogurtes com bactérias vivas ou ativas contêm boas bactérias, como os lactobacilos, que podem contribuir para manter a saúde e o pH ligeiramente ácido da sua vagina.

Soja. Para além de ser uma boa fonte de proteína e outros nutrientes para vegetarianos e mulheres vegetarianas, os alimentos de soja como o tofu, grãos de soja, e sementes de soja contêm fitoestrogénios que ajudam a manter a vagina lubrificada e a funcionar normalmente. Evite produtos de soja que tentam imitar os produtos de carne, como por exemplo: hambúrgueres de soja, bacon de soja, etc. Tendem a ser processados e com muito sal e outros aditivos não saudáveis.

Abacates contêm muitas vitaminas e minerais saudáveis, como por exemplo vitamina E, que ajudam a função de hidratação natural da vagina.

Amêndoase outras sementes e nozes ricas em zinco são úteis para incluir na sua dieta. O zinco é um mineral importante para a produção hormonal e contribuem para um sistema imunitário forte.

Alimentos que deve evitar

Demasiada quantidade de qualquer tipo de alimento, até de fruta, não é uma boa ideia. Escolha moderação, variedade e equilíbrio no que come. Evite alimentos altamente processados que têm muito sal, gordura e açúcar, excesso de consumo de álcool e demasiada cafeína deve ser evitada. A regra geral é que alimentos que são bons para a sua saúde em geral são bons para a sua vagina também.

Beba bastante água. Muitas mulheres não bebem o suficiente. Uma hidratação adequada é importante para uma boa função vaginal. O álcool desidrata e transforma-se em açúcar no seu corpo, por isso seja cauteloso no consumo. Troque o seu segundo cappuccino ou copo de vinho por um copo de água ou um chá de ervas sem cafeína. Irá sentir o benefício.